Uma nova forma de fazer Maçonaria

- A Origem

O Rito de York foi fundado no ano de 1799, tendo como organizador e fundador principal o Ir Thomas Smith Webb. É justamente este irmão, que deu a estrutura e doutrina filosófica com os seus respectivos procedimentos gerais ao sistema maçônico que pode ser identificado pelo nome de "Rito Americano" ou "Rito de York".

- Grande Loja de Rhode Island

A Grande Loja da Pensilvânia, foi a primeira Grande Loja a ser fundada naquele país norte-americano.

As Blue Lodges, ou seja, as Lojas Simbólicas americanas trabalham com um ritual que descende diretamente do velho Ritual da Grande Loja dos Antigos(a de 1751), portanto, mais antigo do que os rituais ingleses atuais, todos posteriores à União de 1813.

As Grandes Lojas americanas, não têm nenhum vinculo com os Ritos de York e Escocês Antigo e Aceito.

Aqui no Brasil, as Grandes Lojas, o Grande Oriente do Brasil e os Grandes Orientes, apesar de afirmarem que trabalham no Rito de York, trabalham especificamente no sistema ritualístico inglês (Emulation Ritual), ou seja, nada tendo a ver com o legitimo Rito de York, o Americano. Exceção feita as lojas dos Orientes independentes, como o de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e agora Mato Grosso, que trabalham no autêntico ritual americano.

- O Rto de York no Brasil

O Rito de York chegou ao Brasil através do Grande Oriente Unido, também conhecido por "Grande Oriente dos Beneditinos", com a Washington Lodge, fundada em 19 de novembro de 1874, na cidade de Santa Bárbara do Oeste-SP. Esta Loja "não foi fundada por ingleses, mas, sim, por americanos", depois de terem emigrado para o Brasil, por ocasião da Guerra Civil nos Estados Unidos da América. Eles eram quase todos, originários do Estado do Alabama".

O Rito de York hoje é praticado por mais de 3 milhões de Maçons em quase 50 mil Lojas Simbólicas. Isso representa quase 60% dos Maçons do mundo